Publicidade

 

 
    São Paulo - 25/10/2021    07:11hs

Assistente recebe pedido de desculpas por ofensas machistas de torcedores

Chamada de ´piranha’ por torcedores no intervalo, Katiuscia Mendonça recebeu pedido formal de desculpas do presidente do Botafogo

Durcesio Mello e Katiuscia Mendonça - Crédito: Botafogo
Publicidade

Botafogo e Brusque, de Santa Catarina, jogaram na ultima quarta-feira (20), pela 31ª rodada da Série B do campeonato Brasileiro. O time da estrela solitária venceu a partida, disputada no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, por 3 a 0. Mas o que chamou mais atenção na partida foram cenas de machismo e intolerância contra a assistente Katiuscia Mayer Berger Mendonça, do Espírito Santo, protagonizada por alguns torcedores do Botafogo, que acompanhavam a partida ao xingar a assistente de ´piranha’ na saída para o intervalo.

As ofensas da torcida foram parar na súmula da partida. O árbitro Dyorgines José Padovani relatou o caso.

“Ao sair do campo do jogo no intervalo da partida, a torcida de equipe mandante gritou em direção à assistente Katiuscia Mendonça repetidas vezes a palavra “piranha, piranha, piranha “ - relatou Padovani.

As ofensas dirigidas a assistente (veja vídeo abaixo) foram supostamente “motivadas” por anular um gol legitimo do Botafogo, sendo em seguida corrigida pelo VAR que considerou a marcação feita pela assistente como equivocada. Já no segundo tempo da partida Katiuscia anulou um gol do Brusque e ouviu gritos de “princesa”.

No entanto após o fim da partida, o Botafogo formalizou um pedido de desculpas a assistente, que foi assinada e entregue pelo próprio presidente do clube, Durcesio Mello. Na carta o clube busca a retratação com Katiuscia e afirma que não compactua com a postura adotada pelos torcedores e que confiam no trabalho realizado pela auxiliar.

O pedido de desculpas do Botafogo também foi relatado na sumula da partida.

“Ao término da partida, o presidente do Botafogo FR, senhor Durcesio Mello, se dirigiu até a assistente com um pedido formal de desculpas através de uma carta, relatando que o Botafogo FR não compactua das ofensas proferidas pelos torcedores “ – disse o arbitro no relatório.

Apesar de contar com campo especifico para relatório na sumula, a assistente não relatou o ocorrido.

Confira abaixo a carta com pedido de desculpas do Botafogo.

 Publicidade

Opinião Apitonacional

Claro que o pedido de desculpas por parte do Botafogo é louvável e bem-vinda, mas é claro também a intenção de faturar prestigio defendendo uma causa politicamente correta e de forma pensada para passar boa imagem do clube e isso fica bem claro ao fazer a encenação do pedido formal de desculpas ainda dentro de campo devidamente registrado nas mídias sociais do clube antes mesmo do termino da partida.

Passa a ser obrigação do Botafogo agir da mesma maneira quando qualquer outra pessoa for ofendida durante uma partida do clube em seus domínios, independentemente do gênero, pois é comum jogadores adversários, principalmente goleiros, árbitros e assistentes de arbitragem, do sexo masculino, serem chamados de "bicha, viado" entre outros adjetivos pejorativos e preconceituosos nos campos de futebol.

O profissional da arbitragem, desempenhando suas funções dentro de campo, seja em competições masculina ou feminino, não deve ser visto e respeitado pelo sexo ou gênero e sim como árbitro de futebol.

 Publicidade

O Clube também deve pedido formal de desculpas a ex-assistente de arbitragem Ana Paula de Oliveira. Ana teve a carreira marcada por ter anulado por impedimento, equivocadamente, dois gols do Botafogo na semifinal da Copa do Brasil de 2007, contra o Figueirense. Na ocasião, o vice-presidente de futebol do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro, xingou a assistente.

“Se ela tivesse errado uma vez acreditaria que é porque é ruim. Mas como foi duas vezes, digo que é mal-intencionada. Talvez estivesse naqueles dias" - disse o dirigente.

A pergunta que fica é: teria ocorrido o pedido de desculpas do Botafogo caso tivesse perdido a partida?

A resposta é sua caro leitor.

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

 

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

 

 

 
Publicidade

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados