Publicidade

 

 
    São Paulo - 15/09/2021    05:03hs

Comentarista da ESPN briga na Justiça com patrocinadora da CBF

Ex-árbitra Renata Ruel pede 20 mil de indenização da Sky por danos morais por patrocínio da empresa com a CBF

Renata Ruel deixou a arbitragem para ser comentarista da ESPN - Créditp: ESPN / Divulgação)
Publicidade

Por: Diego Garcia com Thiago Braga - colaboração para o UOL

A ex-árbitra assistente Renata Ruel Xavier de Brito briga na Justiça de São Paulo contra a operadora Sky pedindo indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil por patrocínio da empresa com a CBF.

Ruel, que hoje é comentarista de arbitragem da ESPN, alega ter sido usada como garota-propaganda da empresa de TV por conta do patrocínio nas mangas das camisas de árbitros e bandeirinhas durante as partidas de futebol de torneios como os campeonatos Paulista e Brasileiro.

Segundo as alegações da defesa de Renata na ação, sua imagem foi utilizada com finalidade comercial, sem nenhuma autorização.

Para sustentar o argumento de que os árbitros têm visibilidade suficiente para servirem de outdoor e assim render frutos a quem explora comercialmente os uniformes daqueles que participam da partida, a defesa de Renata Ruel citou um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo a análise, a imagem estampada nos árbitros e seus assistentes aparecem por cerca de 63 vezes em uma transmissão, por aproximadamente 4 minutos.

"Ademais, estamos aqui tratando de um dano continuado, vez que as imagens referentes aos jogos se encontram comumente sendo reprisadas em canais de esportes, programas futebolísticos nos quais se discutem por vários anos as partidas já realizadas" - argumentou a defesa da ex-árbitra assistente.

A empresa afirmou que houve "absoluta irrelevância da imagem pessoal da autora Renata para a divulgação da marca da Sky".

"O único fato notório que se verifica nos autos é que, se houve utilização indevida da imagem da autora, como falaciosamente argumentado na petição inicial, não há o que ampare a imputação de tal ato à Sky, que atuou como mera adquirente de espaço publicitário no uniforme dos árbitros e seus auxiliares que atuaram nos campeonatos organizados pela CBF, entidade máxima do futebol no Brasil. Situação idêntica ocorre com relação à divulgação da marca nos campeonatos organizados pela FPF" - justificou a empresa no processo.

Renata Ruel cara a cara com um jogador - Crédito: Mario C. Gonçalves/ Divulgação

 Publicidade

Citada, a Sky pediu que fossem incluídas no processo a CBF, a Federação Paulista de Futebol e a agência de marketing esportivo Klefer. A confederação disse à coluna que desconhece informações sobre a ação.

"A CBF não foi citada no processo envolvendo a ex-árbitra e a Sky e, portanto, desconhece o pedido e os detalhes do caso. As relações com os árbitros são disciplinadas em documentos próprios, que cuidam, dentre outros aspectos, das cessões pertinentes de direitos. A CBF preza sempre pelo resguardo das relações jurídicas com seus patrocinadores e com os árbitros, uma vez que todos são de vital importância para o desenvolvimento do futebol brasileiro" - afirmou a entidade máxima do futebol brasileiro.

 Publicidade

O processo não é o único do tipo sofrido pela Sky nos tribunais paulistas. Em 2019, eram pelo menos quatro do mesmo tipo na Justiça de São Paulo. Em alguns casos, a CBF solicita entrada nas ações para auxiliar a defesa da empresa.

Procuradas, Renata Ruel e FPF disseram que não vão se manifestar. A Klefer informou na última sexta-feira (11), que o departamento jurídico da empresa entraria em contato para dar a sua versão. Quando o fizer, esta reportagem será atualizada.

 

Fonte: Uol Esportes

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

 

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

 

 

 
Publicidade

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados