Publicidade

 

 
    São Paulo - 16/10/2021    08:17hs

Há 38 anos, árbitro entrava para a história ao fazer o gol do Palmeiras contra o Santos

José de Assis Aragão estava ao lado da trave, quando a bola bateu na sua perna, entrou nas redes santistas e ele mesmo validou o gol

Gol do juiz - Crédito: Thiago Lucas/ Artes JC
Publicidade

Na história do futebol, o árbitro é visto por vilão de todos os lados. É criticado sempre pelas duas torcidas e imprensa. O cenário não mudou mesmo nos dias de hoje, quando o VAR entrou em cena. No anos 80, um consagrado árbitro brasileiro fez algo inimaginável. Roubou a cena e entrou para história como artilheiro. José de Assis Aragão, no dia 9 de outubro de 1983, 30 anos atrás, fez o gol do Palmeiras, decretando o empate da partida contra o Santos. Aragão não se fez de rogado: ao ver a bola estufar as redes, correu para o centro do campo com a convicção. Para desespero dos jogadores do Peixe. E alegria dos Alviverdes.

A partida era válida pelo Campeonato Paulista. O Palmeiras não vencia o Santos há quatro anos. Era um amargo jejum que os palmeirenses queriam acabar a todo custo. Mais de 35 mil torcedores estavam no Morumbi quando viram Paulo Isidoro abrir o placar para o Santos. O Palmeiras, do experiente técnico Rubens Minelli, empatou com Capitão. O Santos mostrou sua força e desempatou com o atacante Lino. E assim parecia que o jejum permaneceria.

Só que aos 47 minutos, escanteio para o Palmeiras. José de Assis Aragão se posicionou na linha de fundo, encostado a trave. Para ele, um bom ângulo de visão para ver os jogadores na área. A bola foi mandada para área, a zaga santista rebateu. Jorginho, craque do alviverde chutou. A bola ia para fora, só que desviou no árbitro e... entrou. Alegria palmeirense. Desespero santista.

Quem estava na partida e participou do lance pelo lado do Santos foi um velho conhecido do torcedor do Sport. O lateral-direito Betão havia sido contratado recentemente pelo Peixe. Era titular absoluto do técnico Formiga. Ele estava justamente posicionado na trave onde José de Assis Aragão estava e mandou para as redes. Betão, assim com os demais companheiros, ficaram espantados com a validação do gol.

"Nosso goleiro (Marola) sempre pedia, nas cobranças de escanteios, para que os laterais ficassem nas traves. Paulo Róbson ficou em uma, e eu na outra. Quando Jorginho chutou, a gente viu que sairia. Mas bateu no árbitro e ela passou ao meu lado e foi para o gol. Não deveria ter validado" - conta Betão.

"Tinha que acontecer comigo. Meu Deus do céu, que culpa tive se a bola bateu em mim e entrou?" - lamentava Aragão na época.

 Publicidade

O argumento dado por José Assis Aragão para validar o lance foi que o árbitro, independente das circunstâncias, é figura neutra da partida. E lamentou a falta de sorte após o clássico.

Os jornais e os jogadores do Santos criticavam o seu posicionamento no lance. Mas não teve jeito. Empate no placar. E um gol na carreira de José de Assis Aragão que ficou conhecido como 'juiz artilheiro' e 'Aragol'.

Veja abaixo vídeo do gol imortalizado na voz do narrador Osmar Santos.

 Publicidade

As informações são de Marcelo Calvacante - JC

Deixe abaixo seu comentário sobre a matéria.

 

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

 

 

 
Publicidade

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados