27/06/2016    22:13hs    -    Atualizado 22/07/2016    16:58hs

Jornalistas debatem arbitragem na sede da CBF

Por: Assessoria de imprensa da CBF

Diori Vasconcelos, Marcelo Marçal, Paulo Lira e Valdir Bicudo
 

Membros da Escola Nacional de Arbitragem da CBF receberam jornalistas e cronistas esportivos para um debate. No encontro, realizado na sede da entidade, os convidados ouviram, em detalhes, todo o trabalho realizado pelo departamento, das escalas de árbitros aos programas de capacitação e reciclagem, assim como o pioneirismo na elaboração do projeto de árbitro de vídeo.

 
Publicidade

Estamos mostrando para o mundo o que a gente está fazendo aqui. Trouxemos os jornalistas para lhes dar uma noção de tudo o que é feito no campo da arbitragem, para ratificar a responsabilidade e transparência da instituição – explicou Manoel Serapião, o instrutor técnico da ENAF.

Diori Vasconcelos, comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha, ressaltou que o encontro serviu para elucidar dúvidas dos profissionais de imprensa:

Foi um dia muito intenso e muito positivo para que a gente conheça melhor o trabalho que é feito pela Comissão de Arbitragem, para que possamos levar ao público informações que são importantes para diminuir suas dúvidas.

 

Paulo Lira, da Rádio Gazeta, destacou que o conhecimento da rotina e dos processos da Comissão de Arbitragem farão com que as críticas, por vezes exageradas e por falta de conhecimento, tornem-se mais embasadas:

Estamos acostumados a criticar as coisas sem conhecer exatamente o que acontece do lado de cá. Esse encontro nos deu conhecimento sobre a arbitragem da CBF.

Sorteio

Os jornalistas foram convidados e participaram do sorteio da terceira rodada de Série D junto com os integrantes da CA-CBF.

Veja abaixo.

 

Nota do Apitonacional

O Apitonacional agradece o convite, a estadia e a calorosa recepção por parte da Comissão Nacional de Arbitragem com total apoio da CBF. Mesmo com algumas falhas de organização, palestras interrompidas, constantes trocas de membros na mesa que causaram entra e sai na sala interrompendo os trabalhos, o resultado, que poderia ser melhor, foi bom e trouxe bastantes informações do que é feito pela casa em prol dos árbitros e sobre os bastidores da arbitragem brasileira.

Certamente, se bem usadas, informações que poderá ajudar quem esteve em busca do conhecimento na hora de escrever e para opinar com maior propriedade sobre arbitragem de futebol.

Mesmo não sendo jornalista de formação, entendo que para praticar o bom jornalismo o básico se faz necessário, ou seja: a verdade sempre, ter boas fontes, ser independente, ouvir os dois lados e dar direito para que todos os citados se manifestem.

Uma informação sempre vale mais do que uma opinião e obter uma informação é mais trabalhoso e mais caro do que emitir uma opinião. Entendo que redigir não é o verdadeiro trabalho de um jornalista, pois sua competência se manifesta na apuração. O bom profissional da área tem obsessão por informação correta. Por isso, checa diversas vezes, com fontes variadas, antes de publicar.

Jornalista e blogueiro expõem as pessoas quando publicam algo sobre elas. Portanto, ser imparcial, ouvindo todos os lados, é uma obrigação moral que minimiza as chances de se cometer uma injustiça.

Baseado nesse entendimento, aceitei o convite da CBF e junto com outros renomados e competentes colegas que escrevem sobre arbitragem em outros estados, passamos um dia sendo abastecidos de informações e tomando ciência da estrutura, que é grandiosa e elogiável, que a Comissão Nacional de Arbitragem disponibiliza aos árbitros. Se muitos não usufruem do oferecido certamente é por limitação técnica e pela falibilidade humana que os leva a cometer erros e equívocos e não por falta do saber e de constantes treinamentos que podemos testemunhar são oferecidos pela CBF para qualificar seu quadro de arbitragem.

 

 

Agora o fato de aceitar o convite não quer dizer que não publicarei se preciso for matérias com criticas e tenho certeza que esse também não era intenção da CA-CBF quando nos convidou. Quem me acompanha aqui no Apitonacional e pelo Blog do Marçal sabe que tenho bom transito tanto com os árbitros como com os dirigentes, mas mantenho sempre a imparcialidade e a independência.

Assim foi, assim é e assim será sempre!
 

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade