Publicidade

 

 
 12/09/2017    08:07hs

Morre em Campinas Oscar Scolfaro, ícone da arbitragem dos anos 70

Um dos primeiros brasileiros a se destacar na FIFA ele foi também diretor de árbitros da Federação Paulista de Futebol nos anos 80

Morreu na madrugada do ultimo sábado (9) em Campinas, o ex-árbitro de futebol Oscar Scolfaro (foto) aos 80 anos. Após passar mal ele foi internado no Centro Médico e morreu por insuficiência cardíaca causada por câncer. O velório e enterro aconteceu no domingo (10) no Cemitério Flamboyant de Campinas/SP onde morava.

Corintiano confesso, Scolfaro foi diretor de árbitros da Federação Paulista de Futebol no final dos anos 80. Aposentado da Sanasa, empresa que cuida do abastecimento de água e esgoto em Campinas e do 5º Cartório de Notas, ele mantinha um estacionamento e lava-rápido na cidade, próximo ao Liceu Salesiano, que administrava com o filho Oscarzinho, mas andava

afastado há bom tempo por conta da sua enfermidade.

Publicidade

História

De família tradicional de Campinas, Oscar Scolfaro não escondia que era corintiano, algo que nunca revelou quando estava na ativa. Começou a apitar pela Federação Paulista em 1971 e foi comentarista de futebol na TV e no rádio quando encerrou a carreira em 1982.

Bandeirinha Vandevaldo Rangel (e), abaixa a meia para mostrar ao árbitro Oscar Scolfaro - Foto: Arquivo/Estadão

No total comandou 155 jogos em caráter nacional, inclusive duas finais de Campeonato Brasileiro. A primeira em 1979, quando o Internacional sarou-se bicampeão seguido ao superar o Vasco da Gama. O segundo em 1982, quando o Flamengo foi campeão em cima do Grêmio.

Em termos internacionais ele foi FIFA entre 1974 e 1982 tendo dirigido um jogo pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1982, vencida pela Itália, além de ter atuado na Copa Libertadores da América por sete temporadas.

O Apitonacional lamento o ocorrido, presta os pêsames a família enlutada e homenageia esse ícone da arbitragem Brasileira rogando a Deus pai todo poderoso que em sua infinita bondade o receba de braços abertos no reino do céu.

Veja abaixo mais fotos do ex-árbitro.

Foto: www.riobrancoamparo.com.br
 
Foto: Futebol Interior
 
Da esquerda para a direita vemos Carlos Alberto Torres, o ex-árbitro Oscar Scolfaro, Fausto Silva, e Simões, jogador do Benfica. Foto: Terceiro Tempo

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados