02/05/2016    15:38hs

Assistente da o apito final e se emociona no adeus a carreira

Após 12 anos dedicados a arbitragem, Vanessa de Abreu Amaral atua em seu último jogo profissional na primeira partida da final do Sul-Mato-Grossense

No ultimo domingo, dia primeiro de maio, Sete de Dourados e Comercial de Campo Grande jogaram pela primeira partida da decisão do campeonato Sul-mato-grossense de 2016. A partida que foi disputada no estádio Douradão em Dourados terminou com o placar de 2 a 1 para o time mandante.

Mas a emoção do confronto foi reservada para uma homenagem no apito final. Ao término da disputa, o árbitro Renan Novaes Insabralde correu até a assistente Vanessa de Abreu Amaral (foto) e entregou-lhe o apito, para que esta encerrasse a partida. O motivo era especial: Vanessa atuava pela ultima vez em uma partida de futebol profissional (veja o vídeo abaixo).

A assistente de 31 anos, 12 destes dedicados à arbitragem estadual e nacional, decidiu encerrar a carreira para dedicar-se ao lado pessoal e familiar. Segundo informações, a agora ex-assistente deve se casar no fim deste ano.

Já no centro do gramado do "Douradão", cercada pelos repórteres das emissoras de rádios e de televisão, às lágrimas brotaram nos olhos de Vanessa Abreu após ser aplaudida quando recebeu os cumprimentos dos jogadores e dos colegas que trabalharam com ela em seu último jogo como árbitra assistente.

Publicidade

 

“Foi um momento único fazer essa despedida em Dourados, cidade que me acolheu, trabalhei várias vezes aqui, e diante dessa torcida maravilhosa. Foi algo único” – disse a assistente logo depois do apito final.

Vanessa ficou bastante emocionada com a homenagem

Ao atender ao pedido do árbitro, Vanessa Amaral assim encerrou também a sua brilhante carreira como árbitra assistente profissional que a qualificou a ser uma das mulheres do país a ser integrante dos quadros da arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

"Ao longo da minha carreira assim como todos os árbitros e assistentes cometi erros, mas saio de cabeça erguida por entender que mais acertei do que errei. Outra felicidade minha é que por onde passei sempre fui muito bem recebida. Só tenho que agradecer a todos que comigo trabalharam; aos clubes e jogadores que sempre me respeitaram e claro, as torcidas que sempre me ovacionaram. Com certeza atuar no futebol profissional masculino de meu Estado e de competições nacionais foi uma das melhores coisas que aconteceram em minha vida. Deixo aqui os meus agradecimentos a todos que nestes doze anos conviveram comigo. O convívio no futebol me fez uma pessoa muito rica" - disse bastante emocionada a musa das linhas laterais à reportagem.

 

Currículo

Vanessa de Abreu Amaral nasceu no dia 29 de agosto de 1985 em Campo Grande/MS. É formada em Educação Física pelo IESF (Instituto de Ensino Superior da Funlec).

Árbitra por acaso, fez o curso em 2004 como grade curricular, em 2007 passou a integrar a RENAF Nacional com índice masculino.

 

 

Em 2013 atuou em sua única partida pela série A do Campeonato Brasileiro como 5º árbitro na partida São Paulo 0x1 Coritiba disputada no estádio Novelli Júnior em Itu e valida pela 38ª rodada do campeonato Brasileiro daquele ano.

O Apitonacional parabeniza a assistente Vanessa Abreu pela carreira, especialmente por ser de um estado inexpressivo a nível nacional onde os árbitros tem até mesmo que pagar para trabalhar. Que sua trajetória nos gramados de futebol dentro do possível pela realidade da arbitragem feminina serve de motivação para o surgimento de novas arbitras.

Desejamos também sorte e sucesso na sua nova trajetória na vida tanto na vida pessoal como profissional.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade