16/10/2014    23:30hs

Árbitro Carioca encerra carreira apitando com os filhos de assistentes

Wagner dos Santos Rosa recebeu homenagem diferente da Coaf-RJ

Rafael Gomes Rosa, Wagner Rosa e Wagner Gomes dos Santos Rosa

 

Acompanhar os primeiros passos da carreira profissional do filho é sempre um orgulho. Porém, para quem atua como árbitro de futebol, é um fato incomum. Afinal, ainda não existe uma regularidade para quem atua nesta função. Wagner dos Santos Rosa, no entanto, foi um homem de sorte. Aos 45 anos, data limite para "pendurar o apito", ele teve a oportunidade de fazer um jogo de despedida: Tigres do Brasil x Ceres, pela última rodada do Campeonato Estadual da Série B. Ao observar a escala, uma surpresa: seus dois filhos foram alocados para atuar na mesma partida. 

Publicidade

Wagner Gomes dos Santos Rosa, de 22 anos, é o filho mais velho, e atuou como quarto árbitro. Hoje. ainda faz parte do penúltimo módulo entre os juízes, podendo apitar jogos de juniores. Rafael Gomes Rosa, de 20 é assistente e está em estágio mais avançado que o irmão, podendo bandeirar jogos das séries B e C de profissionais. Ambos foram incluídos propositalmente na escala pela Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro (Coaf-RJ). Feito comemorado por Wagner, que inicialmente havia feito sua despedida ainda no Campeonato Carioca, em Flamengo x Cabofriense.

"É uma emoção muito profunda e eu agradeço muito a Federação pelo reconhecimento. Foi uma surpresa, pois já havia sido homenageado ao me despedir no Maracanã, em Flamengo x Cabofriense, mas me deram a oportunidade de trabalhar ao lado dos meus filhos nesta partida. Um momento que vou guardar para o resto da minha vida" - resume o árbitro.

Policial civil, Wagner Rosa integra o quadro da FERJ desde 1992 e atua também na CBF, onde estará ativo até o fim da temporada. Com dois filhos atuando com arbitragem, ele sabe que já deixou um grande legado para o enriquecimento da função, tão questionada nos últimos anos. Porém, não quer parar por aí.

"Pretendo dar continuidade junto a Comissão de Arbitragem para ajudar em alguma coisa. Sou o árbitro mais antigo do quadro atual e quero aproveitar a experiência, não só estadual mas também nacional, para poder orientar e ajudar o crescimento desta galera nova, inclusive os meus filhos" - disse Rosa.

 

O árbitro acredita que fez história ao pendurar o apito no último ano permitido pela FIFA. Afinal, as exigências físicas para que o profissional continue em atividade são cada vez maiores.

"Daqui por diante vai ser muito difícil um árbitro encerrar a carreira aos 45 anos, principalmente no tocante ao pilar físico, que é primordial. Para isso, foram muitos anos de luta, dedicação, paciência e tolerância. E, acima de tudo, busca de um objetivo. Sem essa estrutura não se chega a lugar nenhum" - encerrou Wagner Rosa.

Veja abaixo escala completa da partida.

Fonte: FutRio

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade