Denuncias de interferências, favorecimentos e nepotismo na arbitragem catarinense

 

23/02/2012 - Em janeiro de 2012, conforme a resolução 01/2012 da presidência da Federação, Dionísio Roberto Domingos (na foto ao lado de sua companheira Nadine Bastos), foi empossado novo presidente da Comissão de Arbitragem Catarinense juntamente com outros quatro integrantes. Ele substituiu Luiz Alberto Kallenberger que saiu poucos meses após ser empossado de forma interina por não suportar a pressão interna, principalmente a sofrida por parte de Delfim Peixoto Neto, conhecido filho do presidente da Federação Catarinense que como foi denunciado na imprensa do estado em 2010, estaria exigindo em algumas situações que árbitros pelos quais sente simpatia, fosse escalados.

Em julho de 2010, Delfim Neto que tinha então o cargo de assessor da FCF, foi acusado de invadir juntamente com seus

seguranças uma cabine de rádio na arena Joinville e agredir o jornalista Rodrigo Santos com socos e pontapés que o derrubaram fazendo com que o mesmo caísse no chão batendo com a cabeça na parede levando a perda momentaneamente da consciência. O jornalista teve que ser levado ao hospital onde foi constatado a fratura do seu nariz.

Supostamente o agressor estaria reagido a uma denúncias de que não haveria sorteios de arbitragens e que o próprio Delfim Neto participava das escalas de arbitragem em Santa Catarina. Segundo informações da Rádio Cidade, Delfinzinho (como é conhecido) é funcionário da FCF. Indagado sobre o ocorrido, Delfim Peixoto Filho (pai) respondeu laconicamente aos microfones: "O que eu tenho a ver com isso?". Esta é a Federação Catarinense de Futebol, apoiada por todos os grandes clubes catarinenses e pelos principais veículos de imprensa do Estado.

Para mudar esta imagem e tirar as interferências nas decisões da comissão, era preciso trazer para o comando da arbitragem alguém de nome respeitado a nível nacional e que o indicado não fosse sucumbido pelas interferências externas. Foi então que aproveitando a vinda para o estado do paulista Dioniso Roberto Domingos (fiel escudeiro de Sérgio Corrêa, o chefão da arbitragem brasileira) que esta vivendo em matrimonio com a assistente Nadine Schram Bastos, foi feito o convite prontamente aceito. Ocorre que Dionísio Domingos nunca participou de forma direta na escala da CBF, onde tem sua função restrita a parte física dos árbitros durante os encontros na CBF e nas varias pré-temporadas pelo país no inicio de cada ano.

Detalhe: Os seus métodos físicos e sua arrogância já são ha algum tempo bastante contestadas pelos árbitros que se calam publicamente preservando assim sua posições tendo em vista que Dionísio é companheiro de caserna (ambos servirão a aeronáutica) e o protegido de Corrêa dentro da Conaf.

Como primeira medida, ao ser empossado em janeiro, durante o 10º Seminário da Arbitragem Catarinense, realizou uma reunião com os árbitros e assistentes da principal divisão daquele estado onde fez uma detalhada palestra sobre a arbitragem catarinense e o contexto em que ela se insere nos cenários estadual, nacional e internacional, relatando os objetivos e os critérios que seriam utilizados para alcançá-los, encerrando com as orientações para o Campeonato Catarinense de 2012. O Presidente da Federação Catarinense, Delfim Peixoto, há 26 anos no poder (1986) que já havia falado a todos os participantes do evento durante a abertura também participou da reunião.

As determinações da reunião e os critérios pré estabelecidos foram deixados de lado quando dois assuntos mais importantes surgiram no cenário e na vida pessoal de Dionísio Domingos. O primeiro foi a ausência no sorteio devido aos seus compromissos com as pré-temporadas espalhadas pelo país, ele não participou do sorteio da 3ª rodada do campeonato catarinense por estar ausente dando orientações na pré-temporada dos árbitros do Amazonas. O segundo e mais grave é o favorecimento a assistente aspirante Fifa Nadine Schram Bastos com quem mantém um vínculo conjugal.

Segundo apuramos, em 2011, nas 24 rodadas do campeonato catarinense, a assistente foi escalada em sete rodadas como assistente e em uma como quarto árbitro, totalizando oito participações. Neste campeonato de 2012, completada a oitava rodada e agora sob o comando de seu companheiro, Nadine foi escalada em sete rodadas folgando apenas na quarta rodada.

Como em toda profissão, o homem está no comando em 90% dos casos, só que esses homens com raríssimas exceções são comandados por suas companheiras que sempre tem a preferência e a razão ou então, como explicar em casa a decisão tomada que prejudica sua companheira.

Esse envolvimento entre o instrutor que abandonou a família em São Paulo indo morar com a assistente em Santa Catarina não é o primeiro caso e tem se tornado comum entre os membros da arbitragem. Podemos citar alguns casos famosos que é do conhecimento de todos entre eles o envolvimento de Sergio Corrêa com a assistente mineira Maria Cecílio quando ambos ainda trabalhavam como arbitro e assistente. O namoro da assistente paulista Maria Eliza com o árbitro carioca Péricles Basols e recentemente a mesma atitude de Dionísio foi tomada pelo sul-mato-grossense Marcos Matheus que também abandonou a família e foi morar em Santo André/SP com a assistente paulista Aline Lambert. Estes são alguns dos muitos envolvimentos entre árbitros e arbitras espalhados pelo país.

Confira abaixo as partidas que a assistente foi escalada nos campeonatos de 2011 e 2012.

 2011

 1ª turno

 1ª rodada – Avaí x Chapecoense

 2ª rodada – Marcilio Dias x Metropolitano

 3ª rodada – Criciúma x Avaí

 4ª rodada – 4º arbitro – Marcilio dias x figueirense

 5ª rodada – NT

 6ª rodada – Chapecoense x Figueirense

 7ª rodada – NT

 8ª rodada – NT

 9ª rodada – Marcilio Dias x Criciúma

 Semi Final - NT

 Final – NT

 2ª turno

 1ª rodada – Figueirense x metropolitano

 2ª rodada – NT

 3ª rodada – NT

 4ª rodada – NT

 5ª rodada – NT

 6ª rodada – NT

 7ª rodada – NT

 8ª rodada – Metropolitano x Brusque

 9ª rodada – NT

 Semi Final - NT

 Final – NT

 Finais

 1ª Final – NT

 2ª Final – NT

 Total: 24 rodadas.

 7 partidas como assistente

 1 partida como 4º arbitro

 

 2012

 1ª turno

 1ª rodada – Hermamm Aichinger x Criciúma

 2ª rodada – Brusque x Chapecoense

 3ª rodada – Joinvile x Figueirense

 4ª rodada – NT

 5ª rodada – Avaí x Camboriu

 6ª rodada – Hermamm Aichinger x Metroplitano

 7ª rodada – Chapecoense x Metropolitano

 8ª rodada – Figueirense x Brusque

 

Obs. Entramos em contato com Dionísio Domingos e Nadine Bastos para que ambos dessem suas explicações, até o momento do fechamento da matéria, não recebemos o retorno dos contatos. O espaço continua aberto para ambos caso queira se manifestar.

* Significado de Nepotismo

Nepotismo é um termo utilizado para designar o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, geralmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos, e é uma palavra que derivado latim.

Originalmente, a palavra era usada exclusivamente no âmbito das relações do papa com seus parentes, mas atualmente é utilizado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público.

Envie esta página a um amigo!


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade