11/04/2008    Atualizado: 23/01/2014 - 11:57hs

Ex-árbitro da CBF denuncia manipulação de resultados nas Séries A, B e C

Eduardo Barilari acusou entidades e profissionais de estarem envolvidos em um esquema de fabricação de resultados

No inicio de 2008, o Jornal O Estado do Maranhão publicou uma carta de Eduardo Barilari (foto), ex-árbitro da CBF, dizendo entre outras coisa que aconteceram manipulações nos resultados dos jogos do campeonato brasileiro das séries A, B e C; onde estariam envolvidos vários árbitros dos estados do MA, CE, PI e PA e, que tais episódios já estavam acontecendo desde 2005.

Na carta enviada para o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato Machado, e ao presidente da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (Conaf), Sérgio Corrêa, Barilari acusou entidades e profissionais de estarem envolvidos em um esquema de fabricação de resultados. Foram citados o presidente da Federação Maranhense de Futebol, Alberto

Ferreira; o presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol, Celso Goulart; os árbitros: Silvio Eduardo S. Silva do estado do Maranhão; Wladyerison Oliveira e Almeida Filho, ambos do Ceará; Leonardo Marques e Afonso Amorim, ambos do Piauí.

Publicidade

Celso Goulart, presidente da Ceaf, informou na ocasião que Barilari estava chateado por ter sido excluído da comissão de árbitro por conduta irregular em partidas do Campeonato Maranhense de 2006.

“Ele não pode acusar ninguém, não tem provas contra mim. Se quisesse participar do esquema não teria o excluído. Barilari é um réu confesso” - afirmou o dirigente.

Barilari foi excluído do quadro maranhense de árbitros por Celso Goulart, que o acusa de vingança e calúnia.

"Se ele disse que estou me vingando é problema dele, pois não vivo de futebol”, rebateu o ex-árbitro.

Eduardo Barilari, foi ouvido e declarou sua inocência. Confirmou que houve a denúncia, mas que ele não era o autor. Acusou outro árbitro pelo envio de carta à CBF.

“Alguém colocou na internet, tentou sujar o meu nome e bagunçar com o futebol maranhense”, argumentou Barilari.

De acordo com as acusações, até o presidente da FMF, Alberto Ferreira, é citado como sabedor de tudo o que acontecia.

A suposta carta-denúncia foi parar nas mãos do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa da Silva que já convocou Barilari para depor e pediu mais informações sobre o caso para Celso Goulart.

Leia abaixo o conteúdo da carta na integra:

São Luis /Ma – 10 de Abril de 2008

"Ilmo Sr. Presidente,

Dr. Rubens Approbato Machado – presidente do STJD e Sergio Correia - CBF

Cumprimentando cordialmente V.Sa., venho através dessa fazer as seguintes denúncias:

Está havendo muitas manipulações de resultados nos jogos do campeonato das séries A, B e C; onde estão envolvidos vários árbitros dos estados do MA, CE, PI e PA, tais episódios já estão acontecendo desde 2005:

Começando por Belém, o árbitro Silvio Eduardo S. Silva de São Luís, esteve envolvido no esquema da partida entre as seguintes equipes: Ananindeua/PA x Fast/AM data 30/07/06, onde o mesmo tratou tudo com o presidente do Ananindeua através de telefonemas e visita ao hotel onde o árbitro estava hospedado, também telefonou para o dr. Marcos presidente da Tuna Luso para pedir ajuda.

No Recife/PE: partida entre as equipes do Santa Cruz/PE x Remo/PA árbitro Wladyerison Oliveira, alem de subfaturar a passagem de avião, foi recebido no aeroporto por um diretor do Santa Cruz/PE, que me ligou e pediu o celular do árbitro para fazer contato com o mesmo, em seguida o Wladyerison Oliveira me ligou e disse que tinha falado com o dirigente.

No Ceará: partida entre as equipes do Ceará/CE x Avai/SC em 29/09/2007, Árbitro Leonardo Marques/PI, (Também liguei para esse árbitro) passei o telefone do Almeida Filho para o mesmo que combinou tudo com o Almeida Filho/CE, e esse resolveu tudo com o diretor do Ceará.

Em Imperatriz/MA: partida entre as equipes, Imperatriz/MA x Ananindeua/PA em 28/07/2007, Árbitro Afonso Amorim/Pi foi recebido por um diretor do Imperatriz no hotel onde os árbitros ficam hospedados, e o sr. Silvio Eduardo S. Silva/MA, fez todos contatos para o árbitro.

No Piauí/PI: partida entre as equipes, Barras/PI x Nacional/PB em 19/08/2007, árbitro Almeida Filho/CE foi recebido pelo prefeito de Barras, sr. Maninho e por um diretor de nome Maranhão (que me ligou e perguntou sobre o árbitro e pediu o celular do mesmo) também ligou para o árbitro que foi ao encontro do mesmo e resolveram tudo no hotel.

No Pará/PA: partida entre as equipes, Tuna Luso/PA x Imperatriz/MA em 22/08/2007, árbitro Afonso Amorim Piauí/PI tratou tudo com o presidente da Tuna Luso, dr. Marcos.

Todos os árbitros citados acima, ligaram para mim e pediram os contatos das pessoas acima citadas.

Sobre o fato ocorrido no dia 26/05/2007, onde fui denunciado, na partida entre as equipes do Ceará/CE x Vitória/BA, árbitro da partida Afonso Amorim, o mesmo realmente recebeu minha ligação e pediu que eu tratasse tudo para ele, fiz contatos com o árbitro Wladyerison Oliveira/CE que tem muita amizade com o pessoal do Vitória da Bahia, e o mesmo tratou tudo com os dirigentes do Vitória que estava hospedado em um hotel na orla de Fortaleza onde o mesmo após a partida recebeu o presente prometido pelo diretor e repassou para o Afonso Amorim, que me deu um presente também, informo também que estive com o senhor Afonso Amorim no vestiário do jogo antes da partida conforme consta na denuncia e dentro do hotel onde ele estava hospedado (hotel umuarama, ao lado da rodoviária), também o sr. Afonso Amorim viajou de ônibus para Fortaleza/CE, chegando somente no dia da partida às 5 horas da manhã e hospedou-se no Hotel Umuarama ao lado da rodoviária, e emitiu um recibo de passagem aérea.

Informo também que o árbitro Wladyerison Oliveira/CE foi me visitar no vestiário com seu pai que também é torcedor do Ceará Sporting, quando eu fui apitar a partida entre as equipes do Ceará/CE x Botafogo/RJ, válida pela Copa do Brasil/2007, onde o mesmo também tratou tudo com os dirigentes do Ceará Sporting, e após a partida foi a o meu encontro no hotel, na Aldeota (hotel que os árbitros de Fortaleza tem parceria e que o mesmo havia reservado para mim.

Gostaria, também, que fosse feito um levantamento dos bilhetes de passagens aéreas dos árbitros acima citados nessas partidas que estavam atuando, pois os mesmos também estão envolvidos no subfaturamentos das mesmas, estão viajando de ônibus e entregando recibos de passagens de avião sub faturadas.

Todos árbitros citados, me ligaram e pediram os celulares dos dirigentes dos times citados, onde eu repassei aos mesmos para que eles fizessem os contatos nas cidades.

Também o árbitro Almeida Filho/CE, na partida entre as equipes do Ferroviário/CE x Brasil/RS em 08/11/2006, árbitro Eduardo Barilari, telefonou para um dirigente do Ferroviário e tratou tudo com ele, e foi ao hotel em que eu estava hospedado (hotel que o mesmo reservou), e informou-me tudo que havia tratado com o dirigente.

Peço também que os senhores façam um levantamento das documentações dos árbitros acima citados, pois alguns estão com suas documentações irregulares;

Informo, também, que os árbitros que foram indicados para fazer parte do quadro nacional/2008, pertencentes a Federação Maranhense de Futebol não estão dentro dos requisitos exigidos pela CBF, como:

Idade máxima até 35 anos – Ter curso superior ou cursando - Ter pelo menos 2 anos atuando no campeonato profissional – Estar empregado e Ter todos os documentos autênticos.

ÁRBITROS:

Jorge Luis/Ma – está desempregado, não tem 2 anos de arbitragem no profissional, não está cursando nível superior (a não ser que envie apenas um recibo de matricula comprado) pois não acredito que uma pessoa sem emprego possa manter uma faculdade.

Mayron Frederico Novaes/Ma - não tem 2 anos de arbitragem profissional, não está cursando nível superior e só foi indicado porque é funcionário de um vereador que é Vice Presidente do Sampaio Correia e amigo do sr. Celso Goulart (também diretor do Sampaio Correia e presidente da comissão de árbitros do Maranhão).

ASSISTENTES:

Diego Erick Faria Paiva - Desempregado, não está cursando nível superior (nem tem condições de pagar uma faculdade) também não tem 2 anos trabalhando no profissional. (só foi indicado porque é enteado do secretário da comissão de árbitros (sr. Zeca), braço direito do sr. Celso Goulart que sabe de tudo de errado que ocorre dentro da comissão de árbitros.

Fernando de Souza - Desempregado , não está cursando nível superior (também não tem condições de pagar uma faculdade), ajuda o presidente da comissão de árbitros junto ao presidente do time do Bacabal.

Como pode um presidente de uma comissão indicar esses árbitros sem o perfil exigido pela CBF, e a CBF acatar e colocá-los no quadro nacional.

 

Celso Goulart com o presidente da CA-CBF Sérgio Corrêa

Informo também que o presidente da comissão de árbitros, senhor Celso Goulart está perseguindo os assistentes que não ajudam o time do Sampaio Correia, isso aconteceu com o Assistente Nilson Araújo (que pode confirmar tudo isso) o assistente que ficou fora da lista, por ter anulado um gol impedido do time do Sampaio Correia/Ma x Tuna Luso/Pa, onde resultou na eliminação do Sampaio Correia da série C de 2007, e que também chegou ser agredido pelo pres,. do Sampaio Correia após a partida, esse mesmo pres. do Sampaio ligou para o senhor Celso Goulart e exigiu que tirasse o Nilson Fernandes da CBF, como o senhor Celso Goulart e diretor do Sampaio Correia e deve favores ao pres. do clube, acatou o pedido do pres. do Sampaio, cortando o assistente da lista.

Todos os árbitros novatos estão envolvidos em manipulações de resultados no campeonato estadual, isso é sabido por todos, pois o pres. da comissão somente os colocou na lista da CBF, porque os mesmos fazem tudo que o presidente da comissão manda, bem como também exigirá que os mesmos façam nos jogos do Campeonato Brasileiro, assim como vem fazendo com os árbitros antigos.

Tudo que acontece na arbitragem maranhense esta sendo incoberto pelo senhor Alberto Ferreira, presidente da federação Maranhense de Futebol, que sabe de tudo e participa de tudo como:

 

Sempre procura os árbitros que são escalados nos jogos da CBF, e pede que os mesmos beneficiem os times dos estados que ele tem parceria,(são os seguintes estados): Ceará – Piauí – Pará – Pernambuco e Tocantins, já ocorreu isso comigo varias vezes e tenho fotos com o presidente dentro do aeroporto quando o mesmo foi me pedir para ajudar o time do Sport Clube de Recife x América/RN, onde o presidente da Federação de Pernambuco ligou para o Alberto Ferreira e pediu que esse me procurasse, e outros jogos que fui escalado, bem como os outros árbitros do Maranhão que são escalados para esses estados, e como os árbitros e assistentes novatos da lista do quadro nacional que devem favores ao presidente da federação Alberto Ferreira e ao presidente da comissão de árbitros Celso Goulart que é também diretor do Sampaio Correia; tudo vai continuar na mesma, favorecimentos e presentes para a todos.

Gostaria também de informar ao senhor que os árbitros que fazem parte do quadro feminino CBF, que entraram ano passado, nenhuma delas tinham o diploma de árbitro, sendo emitido pelo senhor Nacor Arouche, a pedido do senhor Celso Goulart que pagou ao Nacor para fazer os certificados sem conclusão do curso, e sendo assim elas entraram irregulares no quadro da CBF, bem como sem nenhuma experiência no futebol profissional e sem ter participado sequer de uma partida amadora no estado, bem como não estão cursando nível superior e com emprego fixo (desempregado)".

Eduardo C. Barilari - Ex-árbitro da CBF/2007

Email: +++++++++++@yahoo.com.br

Fone: (98) 8129 ****

Caso foi extinto pelo STJD

Depois de fazer uma série de acusações sem ter provas, o ex-árbitro da Federação Maranhense de Futebol, Eduardo Cristaldo Barilari, teve que sentar no banco dos réus do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Em sessão na Segunda Comissão Disciplinar em 1º de julho de 2008, o processo instaurado foi julgado extinto porque a pena seria a suspensão das atividades como árbitro e ele já havia deixado o quadro da Federação Maranhense, onde atuava desde 2001. Antes disso, passou pelo Ceará, após atuar três anos na Federação Catarinense de Futebol.

Fonte: http://www.souavaiano.com.br/modules/news/article.php?storyid=10320

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade