04/12/2014    08:10hs

Arbitragem pernambucana se prepara para estadual com musa do apito e ex FIFA

Atividade que termina na próxima sexta-feira foi coordenada por instrutores Alicio Pena Júnior, Ana Paula Oliveira, Marta Magalhães e Jaílton Santos

A Federação Pernambucana de Futebol esta realizando desde o dia 17 de outubro, pré-temporada da arbitragem visando o campeonato estadual que tem inicio marcado para o próximo domingo, dia 7 de dezembro, com quatro jogos marcados:  América x Central,  Porto x Serra Talhada, Vera Cruz x Atlético-PE e Ypiranga x Pesqueira. De lá para cá, o quadro passou por avaliações teóricas e físicas e participou de palestras sobre preparação física, nutrição, psicossocial, medicina esportiva, direito desportivo e motivação.

Nesta parte final de treinamentos, instrutores da CBF estão em Recife desde a quarta-feira ministrando palestras e dando treinamentos teóricos e práticos aos árbitros, entre eles Alicio Pena Junior, membro da comissão de arbitragem da CBF, Ana Paula Oliveira,

ex-musa do apito e atual diretora da Escola Nacional de Arbitragem (ENAF) e Dra. Marta Magalhães, psicóloga dos árbitros da entidade nacional. O grupo de apoio local conta com a psicóloga Barbara Gayo, a assistente social Neide Zaidan e Eric Bandeira e Francisco Domingos, membros da CA-PE.

Publicidade

Trinta e dois árbitros e vinte e quatro assistentes participam das atividades que se estenderá até a próxima sexta-feira (05) quando um coquetel na sede da FPF encerrará a o período de treinamentos.

Se a arbitragem pernambucana perdeu o polêmico mundialista Sandro Meira Ricci, ganhou em beleza e em qualidade. A beleza fica por conta de Fernanda Colombo, musa do apito na atualidade contratada junto a Federação Catarinense de Futebol e já integrada ao quadro local. Se a beleza passou longe dele, a maestria para apitar futebol esta em seu DNA o que faz com que a vinda do FIFA Marcelo de Lima Henrique o melhor árbitro do Rio de Janeiro e um dos melhores árbitros do país na atualidade melhore a qualidade técnica da arbitragem pernambucana. Declarações de dirigentes dão conta que De Lima teria vindo a Pernambuco por iniciativa própria e sem nenhum custo a mais para a FPF além de taxa FIFA, passagens aéreas e estadias. Apuramos que o motivo para o FIFA deixar a cidade maravilhosa teria sido por não ter recebido apoio da FERJ quando da sua saída do quadro internacional.

A musa Fernando Colombo e o Carioca Marcelo Henrique vão reforçar a arbitragem pernambucana neste ano

As atividades concentradas na parte da tarde e da noite da quarta-feira, foi bastante puxada, mas com resultados amplamente favoráveis. Os trabalhos práticos que estão sendo realizado no campo do Santa Cruz (Arruda) e o teórico na sede da FPF, iniciou as 15h e apos folga para o jantar só terminou por volta das 23hs.

Na parte pratica, após devido aquecimento e rápido treinamentos físicos comandado pelo instrutor Jailton Santos, os árbitros passaram por atividades praticas de campo, o chamado treinamento pratico padrão FIFA, comandada por Alicio Pena Junior que logo após aplicou dinâmica de grupo onde aleatoriamente convidou árbitros para opinarem sobre atuação dos companheiros.

Jailton Santos

Nos trabalhos teóricos realizados a noite na sede da Federação Pernambucana de Futebol, Salmo Valentim, presidente da Comissão de Arbitragem de Pernambuco, deu as boas vindas aos instrutores, fez colocações sobre o que a CEAF pensa e o que quer dos árbitros e fez as devidas apresentações do grupo. Em seguida Dra. Marta Magalhães usou de seus métodos para despertar o grupo bastante disperso devido as cansativas atividades realizadas até então.

O presidente da FPF, Evandro Carvalho de Barros, acompanhado de Murilo Sávio Barbalho Falcão, Diretor de Competições, deram rápida passada pelo local para dar boas vindas aos instrutores e desejar boa sorte aos árbitros.

Evandro Carvalho dando boas vindas aos instrutores e desejando boa sorte

Em seguida foram apresentados trabalhos de grupo (desafio teórico dos desafios da regra), com vídeos e fundamentação na regra do jogo padrão FIFA.

 

Os trabalhos do dia foram encerrados com show do assistente Elan Vieira, que tipicamente trajado, fez parodia com as regras do jogo.

As atividades prosseguem nesta quinta e sexta-feira, no arruda e na FPF e tem seu encerramento previsto para as 20:30 na sede da FPF.

Esta matéria tem apoio de

Indo a Recife a trabalho, se hospede no Hotel Boa Coqueiral que além de estar localizado na praia mais badala de da capital pernambucana, oferece conforto com preços acessíveis a arbitragem.

O Hotel Coqueiral está à duas quadra da praia de Boa Viagem, a cinco minutos dos dois maiores shopping da região, Shopping Recife e o Rio Mar, e próximo a diversos bares e restaurantes, aliando urbanização à beleza da praia.

Os apartamentos e anexos do hotel possuem uma decoração charmosa e atmosfera aconchegante. 

Endereço: Rua Petrolina, 43 / Boa Viagem - Recife/PE

Visite o site e faça sua reserva. www.hotelcoqueiral.com.br

   

Contato: (81) 3326-5881 - Fax (81) 3326-5891

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade