Rapidinhas do Apito

 

 

 

 
Assistente corrigida pelo marido
 

19/10/2020 - A partida entre Fortaleza e Palmeiras, pela 17’ rodada do Campeonato Brasileiro, marcou um fato curioso envolvendo Rodrigo Nunes de Sá, árbitro de vídeo do jogo, e a assistente Andréa Marcelino de Sá. Ao validar o gol de Deivid do Fortaleza, que havia sido marcado impedimento de forma incorreta, Rodrigo corrigiu o erro de sua própria mulher.

Aos 34 minutos da primeira etapa, Ronald tocou para Deivid apenas empurrar para o gol, mas Andréa levantou a bandeira indicando o impedimento. O lance passou pela revisão do VAR, que viu o erro e indicou para o árbitro Marcelo de Lima Henrique a posição legal do atacante.

Casados desde 2006, Rodrigo e Andréa são árbitros da federação carioca de futebol (FERJ). O casal já atuou junto em algumas partidas no futebol brasileiro também como árbitro de campo e assistente.

"A gente se entende pelo olhar", diz Rodrigo Sá, mas a relação amorosa que envolve bola, apito, cartões e súmulas agora tem um VAR de olho nas decisões em campo do casal.

Publicidade

 
Morre Becão, ex-árbitro CBF
 

08/09/2020 - O ex-árbitro Lourival Domingos Lopes, também conhecido como Becão, morreu nesta terça-feira (8) em Porto Velho, Rondônia, aos 66 anos (12/03/1954), vítima de câncer no fígado. Lourival começou a carreira de árbitro por acaso, em 1972, quando passou a apitar jogos no amador. Em 1982 fez curso pela federação rondoniense de futebol e cinco anos mais tarde chegou ao quadro nacional da CBF.

Além de árbitro, Lourival foi jogador, presidente do sindicato dos árbitros de futebol e técnico de clubes de Rondônia como Cruzeiro, Flamengo, Moto Clube e Ferroviário. Becão fez história na região amazônica onde era conhecido como ‘demônio da Amazônia’ pela sua postura e respeito em campo.

Becão era pai de quatro filhos, entre eles o jogador Júnior de Araújo Lopes com passagem pelo futebol paulista e pela Europa e a assistente Márcia Bezerra Lopes Caetano, FIFA até 2018.

Minhas condolências à família e que Deus pai todo poderoso o receba de braços abertos no reino do céu!

 
Curso de  árbitros de futsal
 

21/08/2020 - O Sesc/RS abriu as inscrições para curso de formação de árbitros de futsal, que será realizado em parceria com a Federação Gaúcha de Futebol de Salão. A capacitação terá 36 horas de conteúdo teórico e será ministrado de forma virtual na modalidade de Ensino a Distância (EAD), e 16h de módulo prático  presencial.

As inscrições irão até o dia 18 de setembro de 2020 no site do Sesc. Os candidatos deverão ter no mínimo 17 anos e ensino médio completo. O módulo teórico ocorrerá de 21 de setembro a 28 de outubro de 2020, sempre nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, totalizando 36 horas.

O módulo presencial é obrigatório, terá a duração de 16 horas (um final de semana) e será realizado com aviso prévio de 15 dias de antecedência em uma Unidade do Sesc-RS, em cidade(s) a ser(em) definida(s), assim que as autoridades liberarem as atividades presenciais.

O Curso terá dois lotes de inscrições: o primeiro de 19 a 31 de agosto de 2020, com 75 vagas, no valor de R$ 500. O segundo lote de 1° a 18 de setembro de 2020, com 75 vagas, no valor de R$ 550, podendo ser parcelado em até 10 vezes no Cartão de Crédito.

Mais informações no site do Sesc ou nas Unidades do Sesc RS.

 
SINAFEP inaugura Sub-sede
 

23/07/2020 - O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado da Paraíba (SINAFEP-PB), buscando maior organização e estrutura para associados e toda categoria de árbitros do Estado, estará inaugurando, a partir das 14hs do próximo dia 06 de agosto, as instalações na nova sub-sede do sindicato na cidade de Campina Grande.

A reativação da sub-sede em Campina Grande virá com grande intuito de aproximar e atender os árbitros não só de Campina Grande, mas de cidades circunvizinhas, dando todo o suporte para a realização de eventos ligados a entidade e como também, para a acomodação e realização do novo curso de árbitros que brevemente será lançado em Campina Grande.

O evento, que contará com a presença do presidente do SINAFEP-PB, Adeílson Sales, fica localizada na Rua Otávio Batista Cabral, nº 408, no bairro Rocha Cavalcante/Campina Grande.

 
Arbitragem feminina cresce no Reino Unido
 

03/06/2020 - O número de mulheres árbitras no Reino Unido cresceu 72% desde 2016, segundo estudo divulgado hoje pela Football Association, entidade responsável pelo futebol naquele país. Ao todo, o país teve um aumento de 2.146 mulheres no comando das partidas. Outro dado da associação mostra que a superliga feminina britânica passou a ter 98,3% de decisões corretas após incluir mais mulheres do que homens na arbitragem dos jogos.

A organização entende que ainda falta um longo caminho para alcançar a equidade na categoria, mas garantiu que tem planos para ampliar o espaço das mulheres. "Estamos onde queremos estar? Não, esta é uma jornada de longo prazo e em constante evolução, e a estratégia 2020-24 revelará como pretendemos elevar os padrões e aumentar nossos números, aumentando as oportunidades para árbitras de todas as origens" - disse a Football Association.

 
Instituto Federação Paulista de Futebol
 

21/04/2020 - A Federação Paulista de Futebol (FPF), entidade Estadual do desporto e desenvolvimento do futebol, viu nas prerrogativas da Lei Federal do Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei Federal 13.019/14) e em outras legislações específicas, mais uma oportunidade de criar um campo de novos negócios e receitas, pois, as empresas que apóiam institutos e/ou projetos por eles desenvolvidos ganham incentivos fiscais.

A verba aos institutos, em geral, pode vir de doações, diretas de marketing de empresas ou de projetos incentivados como os que a própria FPF já desenvolve via Governo Estadual através da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), dentre os quais podemos citar o Campeonato Paulista de Futebol Feminino.

O nome e marca já encontram-se registrados no INPI - Instituto Nacional Propriedades Industriais e teve sua homologação na última terça-feira, dia 14/04.

 
Contas bloqueadas
 

12/02/2020 - Como este veículo vem noticiando a algum tempo, a Federação Amapaense de Futebol (FAF) não vem pagando ou pagando de forma parcial os árbitros daquele estado. A situação já vem se arrastando a pelo menos três anos.

Pelo visto, os modus operandi da entidade agora atinge também os funcionários que também estariam sem receber. Segundo uma fonte em Macapá, a justiça teria bloqueado    as contas da FAF após denúncias de alguns árbitros no Ministério Publico.

Segundo ainda as informações da fonte, os árbitros que colocaram a Federação Amapaense de Futebol na justiça estariam sendo punidos como represália por terem procurados à justiça.

Recentemente, em uma audiência com um dos árbitros, a FAF tentou negociar um acordo abaixo do valor devido, como já fez em outras situações com outros árbitros, porém não foi aceito e uma nova audiência teria sido marcada.

Ou seja, apesar do repasse de cerca de 1 milhão de reais ano por parte da CBF, tudo continua na mesma no extremo norte do país e os árbitros e agora os funcionários também, amargando a falta de pagamentos. Vamos ver até quando essa situação irá se arrastar, sem que nada seja feito.

 
Iletrados do Safesp
  05/02/2020 - Do Blog do Paulinho

Por Paulinho

Durante a semana, o SAFESP (Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo) publicou ‘nota de repúdio’ aos comentários de Juca Kfouri e Cosme Rímoli, que criticaram a trágica arbitragem de São Paulo e Novorizontino, pelo Paulistinha.

No texto, erros graves de português, apesar do presidente ser advogado e ter a seu lado um jornalista que não pode, por graves acusações, pisar em Catanduva.

Dias depois, a Federação Paulista de Futebol não só afastou os árbitros criticados como deu publicidade à operação, expondo-os ao escárnio popular.

Estranhamente, o SAFESP, que tem a obrigação de defendê-los, se calou.

Talvez o fato da vice-presidente do órgão, Regildênia de Holanda Moura, ser, em claro desvio ético, escalada pela FPF para trabalhar em partidas de divisões inferiores tenha influenciado na precaução.

 
 

 


Fechar

Publicidade

Copyright © 2009     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade