26/07/2016    14:17hs

Xingar árbitro dentro da área pode ser marcado pênalti? Texto da regra diz que sim, especialistas dizem que não!

Mudanças nas regras do jogo trás divergências entre o que esta escrito no texto e o que é repassado aos árbitros pelos instrutores da Conmebol e CBF

No inicio de julho, baseado em uma informação dada pelo árbitro chileno Enrique Osses ao Uol Esportes, informamos na coluna “Rapidinhas do Apito” (xingar árbitro agora poderá ser pênalti) que pelas novas regras em vigor desde julho, insultar árbitro passaria a ser cartão vermelho e pênalti se o insulto fosse feito dentro da área e não somente expulsão e tiro livre indireto como era antes.

 
Publicidade

Como a matéria foi repercutida no meio e em outros veículos de comunicação, fomos alertados pelo Professor Sergio Cristiano Nascimento, instrutor de arbitragem da CBF, que apesar da nova redação, as mudanças das regras não foram alteradas nesse ponto e que portanto a informação não estava sendo repassada corretamente aos leitores.

Como a informação, mesmo que não oficiosa, foi dada por um consagrado árbitro FIFA e instrutor de arbitragem da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e como o Apitonacional é fonte de pesquisa para árbitros e diversos veículos de comunicação entre outros, entendemos que a matéria deveria ser melhor esclarecida para melhor percepção daqueles que de alguma forma se utilizarão do material pesquisado.

Procuramos então os especialistas da área para explicar de maneira minuciosa a redação do texto. Mas tanto os especialistas como a redação ou tradução do texto do inglês para o português divergem entre si. Veja abaixo o que dizia o texto antes e o que diz depois das recentes alterações:

Mas veja o que diz IFAB. O órgão mundial que rege as regras do jogo tem outra explicação para o mesmo lance. Veja abaixo.

Pelo visto o assunto virou uma torre de babel e enquanto os órgãos responsáveis não esclarecer o assunto, ninguém poderá ter certeza de que a tese que defende é a correta.

Se o instrutor da Conmebol, entidade braço da FIFA, entende que no lance deve ser marcado o pênalti, instrutores brasileiros, em sua unanimidade, entende que não deve ser sinalizado à infração pelo simples motivo de não haver contato físico.

 

Para Sérgio Cristiano (foto ao lado), as regras mudaram em alguns pontos e não em todos e que as ofensas que a regra se refere é quando ocorre ação física.

“As regras tem contexto de igualdade. Se ofensas ao árbitro causar tiro livre direto, o mesmo deveria ocorrer entre jogadores” – afirma Cristiano.

 

Mesmo entendimento do também instrutor CBF e membro do IFAB, Manoel Serapião.

“Efetivamente a regra está com redação dúbia no ponto relativo aos xingamentos aos árbitros, o que, inclusive, provocou uma consulta nossa à IFAB e a sugestão para que seja feito o devido esclarecimento, ou seja, separar as ofensas físicas das não físicas (gestos e xingamentos)” - Disse o membro do IFAB que acrescentou:

Com efeito, na regra 12 está previsto que as ofensas contra os próprios companheiros de equipe e contra os árbitros são punidas com Tiro Livre Direto - TLD, sem fazer a devida e necessária separação da natureza das ofensas (físicas e não físicas). Desse modo, a IFAB já esclareceu que as ofensas físicas, inclusive as tentativas (não atingir o alvo) devem ser punidas sempre com TLD, mas quando a ofensa for por meio de gestos ou de palavras, o reinício do jogo deve ser Tiro Livre Indireto - TLI”.

 

Serapião ainda disse que esse entendimento foi repassado aos árbitros nas jornadas técnicas da CBF.

“Essa conclusão, além de ser o entendimento da IFAB, também é da essência do futebol. E foi assim que instruímos os árbitros da RENAF na Jornada Técnica que a CBF realizou em 25 federações”.

 

Para encerrar, o instrutor da CBF foi bem claro e fez questão de frisar:

"XINGAR O ÁRBITRO NÃO É PÊNALTI"

 

Manoel Serapião

Obs: O Apitonacional não é expert muito menos guardião das regras do jogo. Nossa única função nesse caso é trazer o assunto para o debate e a informação com exatidão o que pelo visto nesse caso não será possível enquanto a A International Football Association Board (IFAB) esclarecer melhor o assunto assim como pede inclusive um de seus membros.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade