Publicidade

 

 
    São Paulo - 25/08/2020    05:49hs

A polêmica dos bandeiras que não levantam mais a bandeira por causa do VAR

Goleiro Paulo Victor, do Grêmio, quase se lesionou em dividida com Cano, do Vasco, em lance de impedimento claro, na última rodada do Brasileirão

Cano em disputa de bola com Paulo Victor durante Vasco x Grêmio — Foto: André Durão
Publicidade

Este fim de semana, tivemos um lance de impedimento claro no jogo Vasco e Grêmio que só foi marcado depois da defesa do goleiro Paulo Victor, que quase se lesionou gravemente no lance. O atacante Cano estava muito impedido.

Quem estava assistindo ao vivo não precisou nem de replay. O bandeira que estava precisamente na linha do penúltimo defensor e de frente para o lance tinha certeza que o Cano estava impedido. Tanta certeza que ele quase nem acompanha a corrida do Cano, doido pra levantar a bandeira (veja o lance).

Não levantou porque supostamente existiria uma orientação que em lances de possível gol, os bandeiras teriam que esperar a conclusão da jogada para marcarem o impedimento.

Isso faz sentido em lances difíceis para evitar que um gol seja anulado por impedimento mal marcado por questão de poucos centímetros. Mas para lances fáceis, em que o bandeira tem certeza do impedimento, a suposta orientação não faria nenhum sentido.

Falei com Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Árbitros da CBF, para saber se a orientação havia mudado da minha época de árbitro. Na Copa, a orientação era clara para os bandeiras: “Se tiver 100% de certeza do impedimento, levanta a bandeira logo e marca o impedimento.”

Fui atrás do protocolo do VAR para saber se lá haviam mudado a orientação. E não mudou nada! Lá está escrito: “Árbitros Assistentes devem sempre tomar uma decisão. No entanto, se um jogador está dentro da área penal e está prestes a marcar e há uma DÚVIDA REAL sobre o impedimento, adiar o sinal da bandeira pode evitar um grande erro que não pode ser corrigido se o jogo for interrompido.”

“Se o assistente tiver 100% de certeza do impedimento, ele não precisa esperar a conclusão da jogada para marcar.” - afirmou Gaciba.

Acabou a polêmica! Bandeiras não tem nada que esperar para marcar impedimentos claros. Está na regra, no protocolo do VAR e agora, de uma vez por todas, esclarecido nas orientações.

As informações são do GE - Por Sandro Meira Ricci -

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados