Publicidade

 

 
    São Paulo - 20/06/2023    09:58hs

Morre Zé Aparecido, polêmico ex árbitro que levou cusparada do jogador Neto

O ex-árbitro FIFA apitou a final do Paulista de 1993, quando o Palmeiras encerrou longo jejum de 17 anos sem taças

José Aparecido de Oliveira, ex-árbitro FIFA - Crédito: Reprodução/BandSports
Publicidade

O ex- árbitro José Aparecido de Oliveira morreu nesta terça-feira (20) aos 71 anos de idade. O rompimento da aorta do coração (principal veia do corpo) foi a causa do falecimento após infrutíferos cuidados médicos e cirurgia sem sucesso.

Em 1995 foi diagnosticado com câncer no estômago. Após ser operado (foram 28 pontos no local da doença) fez quimioterapia perdendo 12 quilos durante o período de recuperação

Zé, como era conhecido, nasceu em Taquaritinga, interior de São Paulo, no dia 16/01/1952. Foi árbitro FIFA entre 92 e 93, diretor do Sindicato dos Árbitros de São Paulo (Safesp) e atualmente era membro do TJD-SP.

Foi um dos principais e mais polêmico árbitro da Federação Paulista de Futebol nos anos 80/90. Atuou oficialmente em 33 jogos pela CBF.

 

Conhecido à época por ser disciplinador, tem no currículo participações nas finais do Campeonato Brasileiro de 1990 (São Paulo x Corinthians) e dos Campeonatos Paulista de 1990 (Bragantino x Novo Horizontino), 1992 (São Paulo x Palmeiras) e 1993 (Palmeiras x Corinthians) quando o Palmeiras foi campeão e saiu da filha de 17 anos sem taças.

Aquele jogo também é lembrado por uma decisão polêmica do juiz, que não expulsou Edmundo, do Palmeiras, que acertou um violente carrinho em Paulo Sérgio, do Corinthians.

Cusparada

Em 13 de outubro de 1991, também num clássico entre Corinthians e Palmeiras, ele levou uma cusparada de Neto, então o craque alvinegro. Após ser expulso, o meia corintiano cuspiu no rosto de José Aparecido, que relatou a indisciplina na súmula e o jogador foi suspenso por quatro meses. Anos depois, o jogador se desculpou pessoalmente com Aparecido.

Zé Aparecido limpando o rosto após levar cusparada do jogador Neto - Crédito: Wilson Melo/Folhapress

Atualmente, José Aparecido de Oliveira era um dos auditores do Tribunal Pleno do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) de São Paulo.

O velório ocorreu, à partir das 10hs, e o sepultamento ocorreu as 14h da terça (20), no Cemitério Memorial Jardim Santo André, localizado na AV Queiroz Filho, 1750, Humaitá, Santo André - SP.

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados